A certificação OEKO-TEX® nas tintas SB300 e SB53 da Mimaki
Mimaki, um dos principais fabricantes internacionais de impressoras de jacto de tinta de grande formato obteve a certificação OEKO-TEX® para o contacto direto com a pele, para as suas tintas de sublimação Sb300 e as tintas de transferência por sublimação Sb53.
O catálogo de critérios de OEKO-TEX® proporciona aos fabricantes do sector têxtil e da confeção, uma referência com fundamento científico para a avaliação de substâncias potencialmente perigosas nos tecidos. As tintas aprovadas por OEKO-TEX® estão indicadas para o acabamento de roupa adequada para o contacto com a pele e outros tecidos para os utilizadores finais interessados. Em consequência, o certificado constitui um importante elemento na tomada de decisões relativas à compra de tintas para a produção têxtil.
Confiança nas tintas
O fabricante pioneiro obteve a certificação OEKO-TEX® Standard 100, classe de produtos II. Esta norma abrange produtos têxteis e tintas que, quando utilizado como previsto, têm uma grande parte da sua superfície em contacto direto com a pele, por exemplo, roupa interior, roupa de cama, toalhas, camisas, blusas, etc. O sistema independente de ensaio e certificação para produtos têxteis em todas as fases de produção confirma que as tintas cumprem os requisitos humanos e ecológicos da norma, para produtos que entram em contacto direto com a pele. A certificação confirma que as tintas cumprem os requisitos do Anexo XVII da normativa REACH, além do regulamento americano sobre o conteúdo total de chumbo em artigos para crianças.
Já conhecíamos o valor comercial das tintas, mas estamos contentes pelo facto de que o Centro de Avaliação de Qualidade Nissenken tenha concedido a certificação OEKO-TEX® Standard 100.
Os clientes podem usar as tintas com total confiança e segurança, já que estão aprovadas para o contacto direto com a pele.
As nossas capacidades para máquinas de impressão têxtil digital já chegaram a muitas passarelas. Graças a esta certificação haverá mais designers interessados em analisar como a impressão pode acrescentar valor criativo às suas coleçõesMike Horsten, diretor de marketing para a região EMEA na Mimaki Europe>