Lições de 2020 para 2021 para o mercado da impressão Digital
Um bom ano constrói-se com base em boas experiências: repetimos o que foi bom e aprendemos com o que foi mau. Para 2021, apliquemos as lições de 2020 no mercado da impressão digital de grande formato.
A lição mais valiosa: as relações e o digital
Ao longo de 2020, muitos negócios migraram para as plataformas virtuais e uma das lições mais importantes a serem praticadas em 2021 é o estreitamento dos laços com quem é parte integral do negócio, pois atrás de um ecrã está sempre uma pessoa e é ela sempre o mais importante nesta mudança de processos.
Manter o relacionamento próximo com clientes, partners, fornecedores e colaboradores é o combustível mais poderoso numa empresa e as redes sociais são fortes aliados para manter a marca no top-of-mind de todos.
A utilização de comunicação personalizada no website, em email ou na sua loja online provam que o mercado está pronto para encarar novas realidades e ajustar-se a elas.
Outro destaque de 2020 foi a realização de eventos online. Através de feiras e congressos virtuais, webinars ou workshops foi possível conhecer e participar em demonstrações exclusivas de equipamentos e aplicações, à distância de um “clique”. Esta estratégia deve ser mantida neste novo ano – e sem prazo de validade – a fim de tornar a informação cada vez mais acessível.
Graças ao mundo digital, o distanciamento é apenas físico e a comunicação torna-se mais prática, fluida e imediata.
Sustentabilidade x consumo
Tema atual em todos os segmentos de mercado, a sustentabilidade é também parte importante do mercado da impressão digital de grande formato. A cada novo equipamento lançado, há uma preocupação com as implicações do seu impacto no planeta.
Os consumíveis e os substratos são testados e desenvolvidos cada vez mais, com o objetivo de tornar a impressão menos agressiva à natureza.
Além da necessidade de preservar os recursos naturais, a sustentabilidade garante um consumo económico e vantajoso em todos os aspetos.
A relação mais próxima com o cliente é, indiretamente, um fator que promove a sustentabilidade. O contacto e assistência regulares são responsáveis por proporcionar um atendimento personalizado, evitando equívocos na aquisição de equipamentos ou consumíveis e reduzindo o desperdício.
As aplicações de 2021
A inovação faz parte da indústria da impressão desde sempre e, com as urgências de 2020, espera-se que as empresas se tenham adaptado e desenvolvido processos mais criativos e empreendedores para as suas impressões e aplicações, por si só versáteis e adaptáveis.
Um segmento em crescimento para este ano é o do mercado da personalização. Mais do que a personalização restrita a ambientes específicos, como escolas, escritórios ou centros comerciais e hospitais, este tipo de impressão, em 2021, deverá ser utilizado para decoração de interiores.
Isto deve-se à inovação tecnológica e ao desenvolvimento de tintas com baixa emissão de poluentes e substratos cada vez mais fáceis de instalar. A relação mais próxima e o investimento na assistência técnica são fatores que facilitarão este tipo de serviço.
A necessidade de sinalização adesiva para pisos alavancou a comercialização deste tipo de produto em 2020. Para 2021, o objetivo é que as aplicações sejam feitas não com a mesma finalidade, mas com fins mais diversificados e criativos.
Agora que a eficácia deste tipo de aplicação foi comprovada, os materiais floor graphics receberão muito mais atenção dos comerciais.