Digidelta participa em debate do sector gráfico de Espanha e Portugal
Digidelta debate “Novos modelos de negócio para a indústria gráfica. Imagine o futuro – Imprima hoje”
“Graphispag não só é líder em Espanha, mas também a feira de referência para a indústria gráfica portuguesa, cujos professionais ocorrem ao salão de Fira de Barcelona em busca de tecnologia, materiais e soluções para melhorar ou criar os seus produtos impressos”, explica a organização do evento.
E depois de Espanha, Portugal é o país que soma um maior número de visitantes à Graphispag. No último encontro sectorial de 2014 celebrado em Lisboa — que reuniu uma quinzena de fornecedores, empresários e representantes de associações e centros de formação—, comentou-se especialmente o papel das feiras para mostrar ideias e inovação. Também, se debateu que são o melhor lugar para que os impressores venham acompanhados dos seus clientes com o fim de conhecerem as infinitas possibilidades que hoje oferece a impressão, usando diferentes sistemas, formatos e suportes.
Com cerca de 3.300 empresas, 23.000 trabalhadores e uma facturação anual de 1.900 milhões de euros, segundo dados da Apigraf, a indústria gráfica portuguesa comparte as mesmas inquietudes, problemáticas e conjuntura sectorial que a espanhola. A editora da revista Intergráficas, Ana Paula Cecilia, explicou que estes anos de crises o sector tem visto reduzida a sua estructura e que os impressores offset têm sofrido uma importante baixa quanto ao volume de produção. No entanto, tem havido segmentos como a impressão em grande formato e o packaging que tem crescido e as empresas do sector tem procurado a complementariedade com o digital para oferecer novos produtos.
O presidente da Associação de Comerciantes de Equipamento e Produtos para as Artes Gráficas (Acepag), Alfredo Theodoro, referiu a vertiginosa evolução tecnológica que tem vivido a indústria gráfica e necessidade de buscar a complementariedade entre sistemas de impressão. Da mesma opinião, o Director de Desenvolvimento de Negócio da Digidelta Internacional S.A., Armando Mota da Silva, afirmou que o mercado da comunicação gráfica contém novos segmentos, o que justifica que a Graphispag seja mais digital.