Ideias inovadoras à distância do Botão Certo
Quem procura ideias inovadoras só tem de carregar num botão. Não é um botão qualquer, é o “on/off” das impressoras Mimaki, a marca de fabricantes apontada como sinónimo de inovação pelas empresas inquiridas no relatório Widthwise 2019. O estudo da Image Reports confirma o reconhecimento da empresa japonesa por profissionais empreendedores que procuram soluções otimizadas na área da impressão digital de grande formato.
Quem procura ideias inovadoras só tem de carregar num botão. Não é um botão qualquer, é o “on/off” das impressoras Mimaki, a marca de fabricantes apontada como sinónimo de inovação pelas empresas inquiridas no relatório Widthwise 2019. O estudo da Image Reports confirma o reconhecimento da empresa japonesa por profissionais empreendedores que procuram soluções otimizadas na área da impressão digital de grande formato.
A Mimaki foi destacada no relatório Widthwise 2019 como a marca mais inovadora no mercado da impressão digital de grande formato. O inquérito independente foi realizado a cerca de 250 empresas PSP (Print Services Provider) do Reino Unido e Irlanda, que reconhecem como as soluções do fabricante de equipamentos impulsionam o empreendedorismo dos seus clientes.
E o que esperam estes clientes quando se fala de inovação? Como alcançar ideias inovadoras?
A expetativa principal, apontada por ¼ dos inquiridos, recai em novidades relacionadas com tecnologias e tintas, seguida pelos que procuram baixos custos de produção (15,81%). Os novos dados não surpreendem uma vez que estas necessidades já tinham sido identificadas no mercado global e gerado investimento em Investigação & Desenvolvimento.
Exemplo disso são as Core Technologies, que permitem imprimir com processos estáveis, contínuos e rentáveis. Facto assumido pelos milhares de empresas empreendedoras que confiam a produção diária ao know-how japonês a partir do momento em que pressionam o botão “on/off” das suas impressoras e/ou plotters de corte.
De acordo com a 12ª edição do estudo da Image Reports, o otimismo no setor mantém-se. As margens de lucro associadas ao grande formato aumentaram em 50,61% dos casos e os mercados com crescimento mais acentuado foram os da comunicação visual e sign graphics (15,79%), seguido pelo de banners / bandeiras (11,74%).
E o que esperam estes clientes quando se fala de inovação?
Como alcançar ideias inovadoras?
A expetativa principal, apontada por ¼ dos inquiridos, recai em novidades relacionadas com tecnologias e tintas, seguida pelos que procuram baixos custos de produção (15,81%). Os novos dados não surpreendem uma vez que estas necessidades já tinham sido identificadas no mercado global e gerado investimento em Investigação & Desenvolvimento.
Exemplo disso são as Core Technologies, que permitem imprimir com processos estáveis, contínuos e rentáveis. Facto assumido pelos milhares de empresas empreendedoras que confiam a produção diária ao know-how japonês a partir do momento em que pressionam o botão “on/off” das suas impressoras e/ou plotters de corte.
De acordo com a 12ª edição do estudo da Image Reports, o otimismo no setor mantém-se. As margens de lucro associadas ao grande formato aumentaram em 50,61% dos casos e os mercados com crescimento mais acentuado foram os da comunicação visual e sign graphics (15,79%), seguido pelo de banners / bandeiras (11,74%).
No entanto, o contexto socioeconómico do Brexit tem influência direta na forma como 61,94% das PSP encaram o investimento em hardware e software, preferindo que seja nulo. Mesmo assim, muitas decidiram enfrentar a incerteza com mudanças estratégicas que englobam pesquisa por novos mercados (25,91%), contratação de colaboradores especializados (25,91%) e novas aplicações (12,96%).
Os papéis e os vinis continuam entre os materiais utilizados, assim como uma das fortes tendências apontadas para 2020, os tecidos. Nem todos os profissionais pretendem sair da “bolha de conforto”, mas aqueles que querem fazê-lo optam por produtos inovadores associados a banners / bandeiras (5,26%), wallpapers / murais (4,86%), vestuário (4,86%) e têxtil para decoração de interiores (3,64%).
Os números sugerem que o investimento passa a focar a inovação com recurso à qualidade e produtividade das soluções existentes. Uma alteração encarada pela Mimaki como oportunidade de dar respostas otimizadas, sobretudo para os 63% dos inquiridos que esperam da impressão digital de grande formato uma fatia maior do retorno financeiro no prazo de dois anos.
A diversidade e versatilidade das impressoras de grande formato e plotters de corte ampliam a oferta de aplicações através de impressoras UV LED, têxteis, solventes, labeling & packaging e 3D. Vantagens valiosas para o empreendedorismo e a competitividade. Porque ser empreendedor não implica mudar tudo para conseguir obter resultados, mas sim utilizar os meios certos para fazer mais, investindo menos. Isso sim é uma ideia inovadora.
Seja no Reino Unido e na Irlanda ou em qualquer parte do mundo, as ideias inovadoras estão à distância de um botão.