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12 Dez

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Presidente da AICEP visita Grupo Digidelta

 

O presidente da AICEP Portugal Global, Miguel Frasquilho, foi conhecer in loco o trabalho desenvolvido pelo grupo empresarial Digidelta nas suas instalações em Torres Novas. A visita desta sexta-feira, dia 1, decorreu no âmbito do roadshow com que tem percorrido o país desde janeiro e surge como a cereja em cima do bolo depois do reconhecimento da Digidelta como uma das 1000 pequenas e médias empresas mais inspiradoras da Europa pelo London Stock Exchange Group.

 

 

O grupo empresarial Digidelta foi uma das empresas escolhidas para receber a visita de Miguel Frasquilho durante o roadshow que a AICEP Portugal Global (Agência para o Desenvolvimento e Comércio Externo de Portugal) realiza pelo país durante o ano de 2016.

 

O programa integra um conjunto de iniciativas desenvolvidas no sentido da captação e retenção de investimento e inclui visitas mensais a empresas nacionais e estrangeiras de diversos setores de mercado que pretendam potenciar o seu investimento em Portugal através de processos de internacionalização.

 

A inclusão da Digidelta no roadshow da AICEP surge numa altura em que o grupo, depois de se afirmar no mercado grossista ibérico, pretende expandir-se e encontrar novos parceiros na Europa, na América e no Médio Oriente. Segundo Rui Leitão, esta busca tem sido “intensiva” e o apoio da AICEP, com a qual a Digidelta trabalha há cerca de ano e meio, vem ajudar a empresa a “atingir esses objetivos mais rapidamente”.

 

Durante a visita, acompanhada pelo mediotejo.net, o diretor executivo da Digidelta salientou que a presença da AICEP na unidade industrial onde o grupo investiu recentemente 8,5 milhões de euros permite mostrar o trabalho desenvolvido, como os painéis digitais da NetScreen. Esta é uma das marcas próprias do grupo que também atua no mercado da impressão digital através da produção dos consumíveis DECAL e da representação da marca Mimaki.

 

Os equipamentos de comunicação visual estão espalhados pelo país e têm conquistado o mercado com tecnologia LED pioneira produzida numa fábrica com características únicas na Península Ibérica. No Médio Tejo é possível encontrá-los nos concelhos de Abrantes, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

 

 

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A visita de Miguel Frasquilho, presidente daquela entidade pública, decorreu durante uma viagem com paragem em mais duas empresas de Carnaxide, a Prológica e a ITEN, e uma empresa de Leiria, a Lusiaves. Em Torres Novas, a comitiva da AICEP foi recebida por Rui Leitão, fundador e diretor executivo da Digidelta, Armando Mota, Business Development Manager, e Marco Fernandes, diretor financeiro.

 

 

Para Rui Leitão, conhecer o processo de fabrico é um passo importante que assegura uma divulgação de informação “mais precisa” aos potenciais parceiros internacionais. Um ponto de vista partilhado por Miguel Frasquilho, para quem o roadshow ajuda a perceber a motivação das empresas em (re)investir na economia nacional e a definir “como na esfera pública nos podemos tornar mais úteis e assim apoiar a atividade das empresas”.

 

A localização da Digidelta no interior do país, facto muitas vezes apontado como negativo para o crescimento e dinamismo empresarial, é desvalorizada por ambos. Para Rui Leitão, o “mercado de trabalho no interior é mais dedicado e mais seguro”, permitindo “otimizar” os custos associados à produção pois “ter uma fábrica em Lisboa custaria, no mínimo, uns 40% ou 50% mais”.

 

No entanto, existem casos em que é exigida maior proximidade com os clientes e essa está salvaguardada pelas instalações do grupo no Prior Velho (Loures), Santo Tirso e Villaviciosa de Odón (Espanha). O fundador do grupo com uma receita anual acima dos 35 milhões de euros salienta que “a empresa pode estar no interior e no mundo, adequando os seus serviços a cada condição” e com a ambição de “continuar a crescer”.

 

Miguel Frasquilho considera que a dicotomia interior/litoral “não se coloca” para a AICEP, cujo papel é “apoiar e trazer investimento para Portugal” e “nós tanto trabalhamos bem com municípios do interior, como com municípios do litoral”. Quem insiste nesta questão, diz, “está mal informado” e estabelecer uma parceria com a AICEP deve ser “uma opção” das empresas, dos agentes locais e das autarquias, independentemente da sua localização.

 

O recente reconhecimento da Digidelta pelo London Stock Exchange Group, proprietário da Borsa de Valores (bolsa de valores italiana) e da London Stock Exchange (bolsa de valores de Londres), é destacado pelo presidente da AICEP. Segundo Miguel Frasquilho, o grupo empresarial já é uma “PME de referência internacional” e integrar a lista das 22 pequenas e médias empresas portuguesas no relatório 1000 Companies to Inspire Europe 2016 traduz a forma “bastante positiva” como a sua atividade tem vindo a crescer e o investimento realizado em “formação, tecnologia e inovação”.

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